3 de abr. de 2011

ANÁLISE DO FILME ( Documentário ): Uma Verdade Inconveniente


Este filme é um documentário incontestável sobre uma das maiores crises desses últimos tempos. Pois, ele é uma alerta para todos nós.Independentemente da classe social, étnia, opção sexual, convicções religiosas, culturais, valores e etc. Ademais, trata-se de uma exortação para os “civilizados” se sensibilizem das questões que determinarão o futuro ou não da humanidade.
Uma Verdade Inconveniente, aborda temas polêmicos, que faz parte do cotidiano de todos seres humanos, e que é imprescindível, não apenas para o enriquecimento intelectual, mais sobre tudo para nortear e mobilizar a todos ,no que diz respeito a criação de meios, para diminuição do aquecimento global.
Os temas mais enfatizados na película, são:
  1. Aquecimento global;
  2. Política governamental;
  3. Efeito Estufa atmosférico;
  4. Ecologia humana;
  5. Política ambiental;
  6. Proteção ambiental, dentre outros.
No aspecto pedagógico , poderá ser trabalhado no sentido interdisciplinar, pois, está permeado de diversas leituras:

  • Leitura de conteúdos;
  • Leitura dos elementos sonoros;
  • Leitura dos elementos visuais;
  • E leitura externa.
O autor, Al Gore tenta através da película, sensibilizar o mundo, citando em primeiro lugar, um testemunho pessoal – o acidente de seu filho.Sendo assim, relata a importância das escolhas de prioridades, fazendo assim, uma analogia: Prioridade ( família ) e a crise do aquecimento global ( questão de sobrevivência ),neste filme- documentário, encontramos vários argumentos que são apresentados pelo o mesmo autor, para despertar a sociedade que “ o tempo não pára” e a destruição que o meio ambiente tem sido afetado de forma gritante, a necessidade de uma resposta urgente tornou-se mais aguda.
Há alguns fatos, que são apresentados para legitimar a ideia central, do autor supra citado;

  • Dados históricos
  • Elementos visuais ( fotografias dos derretimentos das geleiras, dos furacões, das inundações, extinção de algumas espécies de animais, da excassez da água potável e etc ).
  • Dados científicos ( registros do aumento gradual da temperatura terrestre.Segundo os cientistas um dos fatores que tem contribuido é o uso de combustíveis fósseis e outros processos em nível indústrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao efeito estufa, tais como: o dióxido de carbono, o metano, o óxido de azoto e os CFCs.
Há décadas que se sabe da capacidade que o dióxido de carbono tem para reter a radiação infravermelho do sol na atmosfera, estabilizando assim temperatura da terrestre por meio do efeito estufa, mas, ao que parece, isto em nada preocupou a humanidade que continuou a produzir enorme quantidade deste e de outros gases efeito estufa.
O Brasil, paulatinamente tem feito a sua parte com projetos como o etanol, biodiesel, a diminuição do desmatamento, mas, a atmosfera é aberta, é preciso que todos os países façam a sua parte.
Apesar de ser identificado as causas e consequências do aquecimento global, muitos não se sensibilizam e a verdade evidente torna-se inconveniente. Entretanto, há uma outra verdade que nunca os seres humanos deveriam menosprezar: “ O que adiantaria as riquezas, todos os bens possíveis, se não existisse mais planeta? Onde viveremos? Mas, o mundo Capitalismo tem impregnado em muitos países a busca desregrada pela riqueza, sem ponderar, por vezes, as consequências que estarão trazendo para a nossa grande casa ( o Planeta ).
Segundo o autor acima citado, ainda há esperança para o nosso planeta. Contudo, é necessário a conscientização para prática de coisas simples da vida, como por exemplo: Evitar pavimentar todo o terreno de nossa residência ( se morar em casa ), plantar mais árvores, reduzir a quilometragem rodada, caminhar mais, andar de bicicleta, fazer rodízio de carros ou usar o transporte público sempre que possível.
Aprenda mais sobre as mudanças climáticas, informe os outros; Incentive sua escola ou sua empresa a reduzir as emissões; Participe da política, pois, a mudança climática é uma questão global; Apóie um grupo ambientalista.


Referência Bibliográfica:




GORE, Albert. Filme: Uma verdade Inconveniente.

Nenhum comentário: