13 de mar. de 2011

ANÁLISE DO FILME “DESMUNDO”


O filme é riquíssimo no aspecto didático, ele poderá ser utilizado para enfocar temas específicos e polêmicos da disciplina(História), bem como auxiliar no sentido interdisciplinar, já que envolve outros temas que poderão ser trabalhados em outras disciplinas.
Diversos temas poderão ser extraídos do filme, tais como:
  • O Brasil no período colonial
  • A relação do Estado português com respeito aos órfãos
  • A mulher na visão da sociedade portuguesa
  • O conceito de matrimônio
  • A história do dote
  • O incesto
  • Violência sexual
  • Habitações
  • As condições de higiene
  • A maternidade
  • A comunicação naquela sociedade
  • A catequização dos índios.

No período colonial, os portugueses estavam se prostituindo com as índias, aqui no Brasil. A igreja católica elaborava uma alternativa para preservar a elite branca (portuguesa).
Enviar para o Brasil de seus orfanatos, mulheres para casar com os colonos.
Quando uma jovem mulher perdia pelo menos seu pai, se tornava para o estado português órfã e passava a ser filha do estado. O estado tornava-se responsável pelo seu futuro e era seu detentor da vida e da morte. Isto retrata bem a questão da relação de poder.
Naquela sociedade a mulher tinha a função apenas para reprodução. E reprodução da elite portuguesa. As mulheres também deveriam submissão total aos homens.
O conceito de matrimônio naqueles dias, era bastante vago; pois o casamento era forçado e os nubentes nem se conheciam até o casamento, na maioria das vezes.
O casamento estava atrelado ao dote. Pois, sem ele não havia casamento. O dote variava de acordo com as condições de cada um. Se a família não tivesse condições, o estado português custeava-o. aqui temos a relação de poder. Alguns pagavam o dote de vários meios, com objetos, bens (vacas, cavalos...) dentre outros.
O filme aborda na questão muito polêmica, sobre a violência sexual. As relações sexuais era um verdadeiro estupro. A satisfação feminina não fazia parte da educação sexual daquela sociedade, a mulher era objeto do prazer masculino e da reprodução. Discorrendo ainda nesta análise, o filme enfatiza a relação incestuosa que era bem peculiar daquele contexto. Fica ratificado no discurso do padre sobre a relação do colono com sua mãe.
Outro ponto importante, que vale salientar em desmundo, é o conflito entre os padres e os colonos, era uma constância, pois o escravo era uma mão-de-obra barata que dava bastante lucro.
Sobre as habitações destacamos algumas características: quase não havia janelas e era no interior das casas bastante escuro. Algumas explicações são levantadas em torno do assunto; as casas ficavam localizadas em áreas rodeadas por escravos que poderiam se revoltar e invadir aquelas habitações, e também possíveis epidemias que poderia ser transmitida pelo vento.
As condições de higiene era as mais precárias possíveis, é retratados através das condições de banho, acomodação, alimentação, etc.
A comunicação daquela sociedade era bastante tensa e se comunicavam muito por meio de gestos(comunicação gestual). Isto fica exemplificado, através do olhar da mulher (Antonia) no filme, que denotava para seu marido "sensualidade", pelo fato de ter fixado em outro homem seu olhar.
Em relação à maternidade, algumas mulheres naquela época já eram preparadas para exercerem atividades de parteiras e havia todo um ritual com relação ao assunto. Os padres jesuítas através de seus discursos moralistas e preconceituosos mudaram os costumes dos índios e começaram um processo de catequização transformado também os conceitos religiosos dos nativos. Costumes, hábitos, a cultura de um povo. Para os padres a sua cultura era perfeita e superior. Os índios eram obrigados a abraçar todo um processo de aculturação. A "cultura superior" era dos brancos. O etnocentrismo era um sentimento cultivado pela elite dominante.

20 comentários:

Anônimo disse...

qual era o sistema politico dessa época ?

Anônimo disse...

Em 1570, o governo brasileiro centrava-se na figura do Governador Geral, que à época era Mem de Sá. No entanto, o Governo Geral era centrado em Salvador e a comunicação com os demais povoados e vilarejos do Brasil era muito complicada.

Anônimo disse...

Pr. Paulo eu estou fazendo Direito e me foi pedido que ,enfim se for possível poderia me enviar um resumo do fillme bem ñ precisa ser tão resumido.rsrsrsrsrsr.Obrigada.

Anônimo disse...

vc pode enviar para marciafranca@hotmail.com.Ñ sou mais anônima,não é rsrsrsrsrsrsrsrrssrrsrsr.

Anônimo disse...

porque os gentios tinham que doar parte de suas posses para os jesuítas?

qual o tipo de deslocamento que se utilizava na época e o nome dado a ela?

porque a mulher se subjugava ao homem da época?

como era feito as trocas,os intercâmbios e as especiarias?

Anônimo disse...

Qual e a geografia local, a ambientação do cotidiano dos portugueses na colonia?

Anônimo disse...

Qual e o estagio do desenvolvimento tecnológico da época.
vocs podia me mandar a resposta para o email, amuhsohvoce_s2@hotmail.com

Schlickmann disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Schlickmann disse...

Como tem vagabundo que quer comprar diploma e querem que façam seminários e trabalhos de pesquisa para eles sem ao menos pagar. É constrangedor. Faz Direito mas deve ir no show do Naldo, Anita e Wesley Safadão. Vergonha alheia!

Schlickmann disse...

Como tem vagabundo que quer comprar diploma e querem que façam seminários e trabalhos de pesquisa para eles sem ao menos pagar. É constrangedor. Faz Direito mas deve ir no show do Naldo, Anita e Wesley Safadão. Vergonha alheia!

Schlickmann disse...

Como tem vagabundo que quer comprar diploma e querem que façam seminários e trabalhos de pesquisa para eles sem ao menos pagar. É constrangedor. Faz direito mas deve ir no show do Naldo, Anita e Wesley Safadão. Vergonha alheia!

Unknown disse...

Como era o trabalho empregado nessa época?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Como era o sistema familiar no período pré colonial?

Anônimo disse...

Meu nome é Shirlei.
Estou no primeiro ano de Letras-Portugues e nas minhas pesquisas sobre o português arcaico falado na época não encontrei nada sobre o espanhol.
Mas em algumas palavras ti e a impressão de sons semelhantes ao espanhol o sr poderia me orientar onde pesquisar sobre o assunto ou esclarecer por favor, obrigada
shirleifernandessouza@hotmail.com

Contos de amor bandido - Branquinha disse...

Bora pesquisar moçada... estamos feitos com esses futuros profissionais!

Contos de amor bandido - Branquinha disse...

Bora pesquisar moçada... estamos feitos com esses futuros profissionais!

Unknown disse...

Quais as relações sociais entre as autoridades português,os eclesiais-tico s e os homens bons???

Unknown disse...

Pessoal perguntando... assistam ao filme, pelamor de deus, né!
O filme não chega a ter uma hora e meia e está disponivel no Youtube.

Lari disse...
Este comentário foi removido pelo autor.